Igreja do Evangelho Quadrangular Perus -Sede
Igreja do Evangelho Quadrangular Perus -SedeIgreja do Evangelho Quadrangular Perus -SedeIgreja do Evangelho Quadrangular Perus -SedeIgreja do Evangelho Quadrangular Perus -SedeIgreja do Evangelho Quadrangular Perus -Sede

Estudos Bíblicos > Caminho, verdade e a vida!

Caminho, Verdade e Vida

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6

A instrução de Jesus aos seus discípulos neste texto de João deixa claro para nós, a sua missão. Vemos o Senhor reunido com seus discípulos, consolando seus corações sobre as incertezas e mistérios que cercavam suas almas naqueles dias que antecediam o começo da caminhada até a cruz. O Senhor Jesus passara a falar coisas sobre: ir a lugares que somente ele poderia ir, e que eles iriam depois ¸visto que eles conheciam o caminho. Durante três anos, eles andaram com Jesus por todos os lugares, vilas, cidades e acompanharam de perto o Mestre em cada um de seus milagres e de suas pregações nas quais as multidões se aglomeravam para ouvir. Eles tinham a plena certeza de que Jesus era o Filho de Deus, viram o seu Poder no mar quando Ele ordenou ao mar e ao vento que sossegassem, e assim aconteceu. Viram a sua autoridade Contra os demônios, e também para questionar os fariseus. E agora, o discurso que ele iria deixá-los. Quem começaria uma obra tão grande e a abandonaria no meio do caminho? Na mente dos discípulos a palavra abandono era que predominava, mas na cabeça de Jesus, a palavra envio, é que seria o próximo passo. Jesus diz a seus discípulos, Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Através deste ensinamento, Jesus está dando a eles, e a nós, as bases de seu reino que não é temporal, e sim eterno e que supre tanto o Corpo como a alma e o espírito do homem.

1- Eu sou o Caminho (η Οδ?ς)
O Senhor se apresenta como o Caminho (η Οδ?ς), para que eles compreendam que ele é aquele que traz equilíbrio para o corpo, o caminho nos indica que é necessária uma ação, e devemos caminhar por esse caminho, e mostrar através de nossas vidas que estamos seguindo a Cristo. A nossa caminhada cristã deve refletir para as pessoas ao nosso redor que nós estamos caminhando com Jesus, e quando andamos por esse caminho nossas atitudes em relação à carne são completamente diferentes das do mundo. O Caminho de Cristo deve refletir em nossas vidas o propósito que temos nossas atitudes e atos devem ser de alguém que escolheu um caminho diferente. Ele é o caminho, a disciplina de nosso corpo passa por Jesus. Se quisermos ter um corpo saudável, precisamos andar pelo caminho que nos foi proposto. 

 

2- A verdade (η αλ?θεια) 
O Senhor se apresenta como a verdade, mas não como a verdade subjetiva que nós estamos acostumados a ver e ter como base em nossas vidas, mas como verdade absoluta. Para nossa alma que por muitas vezes é corrompida por meias verdades, e que trazem confusão, discórdia, e morte, Jesus se apresenta como a Verdade, que pode trazer luz a alma do homem. Através da historia, muitos filósofos e pensadores, gastaram horas de suas vidas tentando definir o que é a verdade. A alma do homem anseia pela verdade, ele precisa encontrar uma razão para sua existência. Eu Sou A verdade (η αλ?θεια) Somente Ele pode trazer descanso para a alma do homem, todas as respostas, aos anseios de nossa alma estão em Jesus. Em Mateus 11.28-30, Jesus apresenta como aquele que pode trazer descanso à psique humana: 
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Desde o estresse gerado pela vida cotidiana nas grandes cidades, até o dilema de Hamlet (ser ou não ser, eis a questão) refletem a necessidade da alma por descanso. Jesus é essa verdade que traz descanso pleno a alma do homem.

 

3- A Vida (η ζω?) 
O Senhor se apresenta como a Vida (η ζω?) é claro que Ele não está se referindo a nossa vida biológica (nascer, crescer, reproduzir e morrer), mas a Vida Eterna. O espírito do homem só pode ter uma vida eterna se ele for cheio desta vida que Jesus estava declarando aos seus discípulos. Jesus o Verbo Vivo que desceu do Céu, vida que transcende os desejos mais íntimos da alma. Pára que nosso espírito esteja firme na esperança de viver com Ele para todo sempre, precisamos entender esse amor constrangedor de Cristo (2 Cor 5.14). Jesus declara que Ele veio para nos dar vida, e vida em abundância (João 10.10b), para vivermos nesse caminho, verdade e vida que Jesus nos propõe, precisamos aceitar a sua condição, que é tão simples e nos dá tantos benefícios, que é impossível que alguém em sã consciência a rejeite.

 

Ele pede que eu e você creiamos Nele, e lhe entreguemos o controle de nossas vidas . Para que possamos fazer parte deste reino de amor.

Deus abençoe.

 

Por: Eduardo



Confira Também:

Somos Ovelhas de seu Pastoreio
Santificai-vos
Contruindo Pontes
Vibho Novo
Começe bem o seu dia
Como Ganhar Almas?
Copyright © Igreja do Evangelho Quadrangular Perus -Sede - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.
R. Padre Manuel Campello, 68 - Perus São Paulo - (011) 3917-0862
Validado em  XHTML  e  CSS